Projeto: Sistema Solar/ Missão Espaço- Post 1



Esse trabalho partiu da curiosidade de um dos alunos da sala que sempre trazia fotos de planetas e desenhava planetas, naves e astronautas no cantinho do caderno o que acabou por influenciar os demais, e eu percebendo a curiosidade da sala elaborei esse projeto, que as crianças ansiosas de criar, produzir, descobrir e participar abraçaram a ideia, comprovando mais uma vez que alfabetização vai muito além do ABC, podendo ser uma agradável viagem pelo Universo.

Objetivos:

- Saber o nome dos planetas estudado;
-Identificar as características dos planetas;
-Permitir reconhecer as diferenças;
-Saber a quantidade de planetas tem no nosso Sistema Solar;
-Desenvolver habilidades criativas;
- Confeccionar planetas em maquetes; (concretizar o abstrato);
-Desenvolver habilidades de observar, comparar e classificar;
-Noções de multiplicação, grandeza, números ordinais, sólido, líquido e gasoso;
-Contar as quantidades de letras de cada planeta, as iniciais, as vogais e as consoantes;
-Enriquecer o vocabulário.

Atividades:

-Sondar o conhecimento prévio das crianças sobre o tema;
- Explicar que o Sol é a maior estrela do nosso sistema, que tem luz própria e ilumina os planetas durante o dia;
-Contar os Planetas e identificá-los colocando a plaquinha com nome;
-O Sol ilumina a Terra: O dia e a noite, movimento de Translação e Rotação. (Experiência com o globo terrestre e lanterna)
-Sol. Lua e Terra. Uma criança parada representa o Sol e outras oito crianças representa os Planetas. (órbitas);
-Organização do Sistema Solar: Ordem dos planetas e suas características básicas;
-Pedir que as crianças observem os cartazes e as fotos e identifiquem os planetas e o Sol;
-Comparar a distância entre os planetas em relação ao Sol e a Terra;
- Observar cores, tamanhos e formas a partir de cartazes, fotos e vídeo;
-Pesquisa com a família: O homem na Lua;
-Características do astronauta: roupa, alimentação, viagens e outras eventuais curiosidades;
-Construção de maquetes.

Montamos um livro gigante com as atividades realizadas pelos alunos:

Sistema Solar


Este é o nosso Sistema Solar. É constituído pelo Sol e por alguns planetas que o rodeia, além de outros pequenos corpos: planetas anões, asteróides, os cometas e outros mais. O que diferencia a estrela de um planeta a sua luz própria. A estrela tem luz própria, os planetas não, eles se utilizam da luz do Sol.

O sol


Eu sou o Sol. Ao meu redor giram vários planetas. Sou uma estrela muito quente. Os planetas me rodeiam porque eu tenho uma força gravitacional muito grande. 

Mercúrio

 
Sou mercúrio, sou o planeta mais próximo do Sol. O meu movimento de rotação demora 58 dias terrestre, e meu movimento translação leva 87 dias terrestre. Sou o menor planeta do Sistema Solar.


 Vênus


Sou Vênus, o planeta mais quente do Sistema Solar, minha temperatura chega a 460°C, meu movimento de rotação dura 243 dias. Vocês podem me ver sem precisar de telescópio. Sabe a Estrela d’alva, pois é, sou eu mesma. Em relação a Terra temos quase o mesmo tamanho.

A Terra


Eu sou a Terra, não estou muito bem. Estou vivendo o efeito estufa. Esses gases na minha atmosfera me dão uma alergia danada! Sou o terceiro planeta do Sistema Solar. Meu movimento de rotação dura aproximadamente 24 horas, enquanto meu movimento de translação dura 365 dias. Modéstia parte eu sou o planeta mais bonito do Sistema Solar, mas preciso da ajuda de todos para sobreviver.

 Marte


Sou Marte, o quarto planeta do Sistema Solar. Tenho uma cor avermelhada.  Meu movimento de rotação dura em torno de 24 horas e meu movimento de translação dura 687 dias, quase dois anos terrestre. A minha temperatura máxima chega a 20°C. Não sou muito grande, mas também não sou um dos menores.

Júpiter

Sou Júpiter o maior planeta do Sistema Solar, tenho 1300 vezes mais volume que a Terra. Sou um planeta gasoso, um planeta que ninguém pisa sem afundar! Meu movimento de rotação dura 9 horas e 54 minutos. Sou muito rápido! Em compensação meu movimento de translação dura 12 anos! Enquanto a Terra tem só uma lua. Sabem quantas luas eu tenho? 63. Minha temperatura fica em torno de – 121°C. Eu passo tanto frio! Também estou bem distante do sol. Sou o quinto planeta do Sistema Solar.

Saturno


Sou Saturno, o planeta mais charmoso do Sistema Solar e o que me dá esse charme são esses anéis maravilhosos que eu tenho. Sou um planeta gasoso. Sou muito grande, mas um pouco menor que Júpiter. Meu movimento de rotação dura 10 horas e 23 minutos, enquanto meu movimento de translação dura 29 anos e cinco meses. Minha temperatura é de -127°C.

Urano


Sou Urano, o sétimo planeta do Sistema Solar, minha temperatura é de – 193°C, meu movimento de rotação dura 17 horas e 52 minutos. Meu movimento de translação é de 84 anos. Sou medalha de bronze (3ºlugar) em relação a tamanho, só perco para Júpiter e Saturno. 

Netuno




Sou Netuno, como Júpiter, Saturno e Urano também sou um planeta gasoso. Meu movimento de rotação é de 16 horas e 11 minutos e o meu movimento de translação é de 164 anos. Minha temperatura é de -193°C.

Alguns livros utilizados:

-Pedro e a Lua , de Odilon Moraes, Editora Cosac Naify.
-O Planeta Lilás, de Ziraldo, Editora Melhoramentos.
-O Pequeno Planeta Perdido de Ziraldo, Editora Melhoramentos.
-Viagem ao céu, de Monteiro Lobato, Editora Globo.
-Missão Espaço, da Revista Recreio.
-Mast e o Planeta Azul, de Sônia Coppini, Editora UFRGS

Fotos:





Lembrancinha com foto dos alunos.

Homenagem a Marcos Pontes




















6 comentários:

Aline Carla Rodrigues on 26 de outubro de 2011 às 17:53 disse...

Que trabalho mais lindo! Estou encantada!
O Sol mais espetacular que já vi na minha vida foi o que seus alunos fizeram. Parabéns com muito louvor!
Mande um grande abraço aos seus alunos!
Que a ciência e a arte possam sempre participar de suas atividades! Beijos.

soninha on 28 de outubro de 2011 às 11:54 disse...

Aqui, voltamos a ser criança, aprendemos e reaprendemos.muito bom.beijinhos de luz.

Anne Lieri on 28 de outubro de 2011 às 16:01 disse...

Edilene,que beleza de ideia colocar esse fime para as crianças!Fizeram desenhos lindos tb!Uma ótima aula!Bjs,

E.E.B. Santo Antônio on 2 de abril de 2013 às 10:22 disse...

parabéns...pormeio do seu trabalho tive várias ideiais!
Eidi carina

E.E.B. Santo Antônio on 2 de abril de 2013 às 10:23 disse...

Parabens...por meio do seu trabalho tive vásias ideias ATP Eidi

mbeaute on 12 de agosto de 2015 às 17:29 disse...

Parabéns pelo trabalho, amei! Adorei a ideia!!
Prof. Adriana