Teatro Patrulha Pof.

Com esse teatrinho é possível trabalhar os temas com alunos da pré escola e alfabetização: Animais, água, lixo e reciclagem.
Teatro Patrulha Pof

Personagens: Peixinho Pof, Tartaruga Cuca, Garça Gica, e Sapo Croc.
Cenário: Rio poluído e fumaça, árvore Figueira, pneus, garrafas PETS, chinelos e botinas velhas.
Pof está no cenário tossindo, com dificuldades para respirar e olhando para a sujeira do rio vira para a plateia e fala:
POF: Mas que sujeira é essa? Como podem fazer isso com a nossa casa? Olhem como este rio está poluído? Eu nem consigo respirar? Alguém precisa parar com isso! Vocês querem me ajudar?
Crianças: ...
POF: Já sei vamos chamar todos os moradores do rio para ajudar tirar esta sujeira!
Pof sai para caminhar com as crianças no palco, no caminho.
Encontra a Garça Gica em um canteiro.
GICA: Olá o que vocês fazem por aqui?
POF: Estamos preocupados com esta poluição toda e estamos limpando o rio. Quer nos ajudar também?
GICA: Claro é minha casa e já nem consigo viver em paz com todos esses chinelos velhos que as pessoas jogam aqui. É só o chinelo estragar, arrebentar a tira e pronto vem parar aqui no rio onde eu moro. Não vou dar conta de tanto chinelo para tirar da lagoa, preciso de ajuda.
POF: Estamos aqui para isso!
Pof e as crianças ajudam a retirar os chinelos.
E depois vão até o canteiro da figueira onde encontram a tartaruga Cuca
cheia de garrafas PETS ao redor.
CUCA: Mas o que é isto? Vejam só o estado da minha casa! Eu sou a moradora mais antiga do rio e nunca vi tanta sujeira. É garrafa para todo lado! Nem tenho mais onde pisar!
POF: Cuca sabia que você pode vender a garrafa PET na cidade?  Eles desmancham e fazem outras coisas plásticas com elas. Isso se chama RECICLAGEM.
CUCA: Que ótima ideia, mas quem vai recolher todas estas garrafas plásticas comigo? Minhas costas doem se eu ficar abaixando para pegar.
POF: Deixa com a gente! Já estamos recolhendo prepare um saco para guardar!
Depois de ajudar a recolher as garrafas, todos se dirigem ao tanque de areia.
Onde encontram o sapo Croc rodeado de botinas velhas.
CROC: Oi crianças, que bom que vocês chegaram! Eu estava mesmo pensando quem chegaria aqui para ver esse absurdo que fizeram com o rio. E isso não é nada, sabem que os esgotos estragam a água, fazendo com que quem bebe fique doente, cheio de bichinhos na barriga!
POF: É mesmo, água contaminada é a principal causa de diarreias, se continuarem poluindo o rio não teremos mais água para beber, nem para lavar louça, fazer comida, escovar os dentes, tomar banho... hi ...a coisa vai ficar difícil.
CROC: Pra isso a gente precisa pedir para o prefeito construir estação de tratamento de esgoto que vão limpar a água antes de ser lançada no rio, senão todo o cocô vem parar aqui. Por enquanto vamos retirar essas botinas velhas daqui brincando de pescaria.
Todos ajudam Croc e Pof a recolher as botinas velhas e se dirigem aos pneus para conversar com o Jacaré Joca.
JOCA: Criançada! Pof! Que bom que vocês chegaram aqui! Estava mesmo esperando companheiros para brincar. Esse foi o jeito que eu descobri de usar esses pneus que as pessoas jogam na água.
POF: Ué?! Mas o pneu só serve para boiar?!
CROC: Que nada! Pneu depois de ficar careca pode ser transformado em pó que é utilizado para tapar os buracos da estrada.
POF: Nossa que bom! Então nós temos que ensinar as pessoas jogarem o lixo nas lixeiras, pois todo lixo jogado fora do lugar acaba indo parar no rio.
GICA: Isso mesmo crianças! Lugar de lixo é na lixeira!
CROC: Vamos ensinar isso para todo mundo, assim poderemos salvar a nossa casa e não vamos mais ficar doentes.
CUCA: Já sei depois que o rio estiver limpo podemos fazer uma grande festa!
Todos fazem uma roda dançando e cantando músicas que falem da natureza, dos rios e do lixo.


Autor desconhecido do texto original Patrulha Pof.

2 comentários:

Gente de Massinha on 17 de outubro de 2011 19:33 disse...

Muito legal a atividade Edilene, parabéns! É com os pequenos que a gente vai atingir os adultos, pelo menos é o que a gente espera,não é?
bj, Pat

Pati Alves on 3 de novembro de 2011 18:45 disse...

Maravilhoso deu blog, gostei muito.