Dia do Índio: Conheça um pouco do histórico do Índio Terena no Mato Grosso do Sul.










 Fotos de Aldeia kopenoty terealdeia kopenoty terenana do facebook.
Os Terenas falam uma língua pertencente a família Aruak. Eles entraram na região de Mato Grosso do Sul por volta do Século XVIII, chegando através da cidade de Miranda-MS. São agricultores e excelentes ceramistas. Sua tradição é guerreira, e através de persistência de sobrevivência estabeleceu contato pacífico com os colonos, sendo que por volta do século XX, já eram intensas a relação de troca com a sociedade não índio, que por sua vez moravam aos arredores da bacia do rio Miranda, também eram responsáveis pelo abastecimento de gênero alimentício para a região de Miranda e Aquidauana. Até a data atual continuam com seus produtos  agrícolas, realizando suas feiras tanto  em Miranda, Aquidauana como também na capital, Campo Grande onde trabalham semanalmente.
Socialmente organizados desde a  Tlípice Aliança, guerra entre o Brasil e o Paraguai, mesmo com resultados desastrosos, tais como a redução de suas terras, doenças trazidas pelos exércitos adversários, os terenas não temeram, foram persistentes.  Hoje o resultado é o que podemos observar no povo terena. Vale lembrar que naquela época batalhões indígenas lutaram ao lado de tropas brasileiras, sem ter a visão de como seriam suas vidas após a guerra. Muitos deles foram dizimados na guerra.  A luta desse povo continua pois continuam numa busca incessável pelo direito de suas terras.
Atualmente, esse povo luta pela sobrevivência persistentemente. São mais de 30 mil pessoas desta etnia , que moram tanto nas aldeias como nas periferias das cidades e também espalhados por outras regiões como São Paulo e Mato Grosso em busca do melhor para seus descendentes. A segunda maior população indígena do país são os Terenas, que estão concentrados em várias cidades de Mato Grosso do Sul.
Texto cedido pela Professora Janete Lili Azambuja (Índia Terena)

6 comentários:

chica on 12 de abril de 2012 às 05:01 disse...

Sempre bem comemorada essa data nas escolas...Boa pesquisa e trabalho. beijos,tudo de bom,chica

Arnoldo Pimentel on 12 de abril de 2012 às 05:21 disse...

Uma postagem muito importante, com lindas imagens. Foi muito bom conhecer um pouco da história desse povo indígena, que aliás é mais uma de muitas vítimas com a chegada dos europeus na América, que destruiram culturas, raças e futuro.Beijos

Anne Lieri on 12 de abril de 2012 às 10:11 disse...

Edilene,linda história e que povo mais lindo!Deus abençoe!Bjs,

Anônimo disse...

Oi Edilene. História para nunca ser esquecida. Lindas, muito lindas as fotos. Beijos!

Betty Gaeta on 14 de abril de 2012 às 09:49 disse...

Oi Di,
Tinha me esquecido do Dia do Índio. Tem aldeia perto de Bauru e é muito comum encontrarmos com eles aqui pela cidade.
Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

www.gosto-disto.com

Unknown on 15 de abril de 2012 às 22:40 disse...

Lindíssima postagem em homenagem aos primeiros habitantes deste nosso País, e que infelizmente mal conhecemos da sua história. boa semana