Fotos de Aldeia kopenoty terealdeia kopenoty terenana do facebook.
Os Terenas falam uma língua pertencente a família Aruak. Eles entraram na região de Mato Grosso do Sul por volta do Século XVIII, chegando através da cidade de Miranda-MS. São agricultores e excelentes ceramistas. Sua tradição é guerreira, e através de persistência de sobrevivência estabeleceu contato pacífico com os colonos, sendo que por volta do século XX, já eram intensas a relação de troca com a sociedade não índio, que por sua vez moravam aos arredores da bacia do rio Miranda, também eram responsáveis pelo abastecimento de gênero alimentício para a região de Miranda e Aquidauana. Até a data atual continuam com seus produtos agrícolas, realizando suas feiras tanto em Miranda, Aquidauana como também na capital, Campo Grande onde trabalham semanalmente.
Socialmente organizados desde a Tlípice Aliança, guerra entre o Brasil e o Paraguai, mesmo com resultados desastrosos, tais como a redução de suas terras, doenças trazidas pelos exércitos adversários, os terenas não temeram, foram persistentes. Hoje o resultado é o que podemos observar no povo terena. Vale lembrar que naquela época batalhões indígenas lutaram ao lado de tropas brasileiras, sem ter a visão de como seriam suas vidas após a guerra. Muitos deles foram dizimados na guerra. A luta desse povo continua pois continuam numa busca incessável pelo direito de suas terras.
Atualmente, esse povo luta pela sobrevivência persistentemente. São mais de 30 mil pessoas desta etnia , que moram tanto nas aldeias como nas periferias das cidades e também espalhados por outras regiões como São Paulo e Mato Grosso em busca do melhor para seus descendentes. A segunda maior população indígena do país são os Terenas, que estão concentrados em várias cidades de Mato Grosso do Sul.
Texto cedido pela Professora Janete Lili Azambuja (Índia Terena)
6 comentários:
Sempre bem comemorada essa data nas escolas...Boa pesquisa e trabalho. beijos,tudo de bom,chica
Uma postagem muito importante, com lindas imagens. Foi muito bom conhecer um pouco da história desse povo indígena, que aliás é mais uma de muitas vítimas com a chegada dos europeus na América, que destruiram culturas, raças e futuro.Beijos
Edilene,linda história e que povo mais lindo!Deus abençoe!Bjs,
Oi Edilene. História para nunca ser esquecida. Lindas, muito lindas as fotos. Beijos!
Oi Di,
Tinha me esquecido do Dia do Índio. Tem aldeia perto de Bauru e é muito comum encontrarmos com eles aqui pela cidade.
Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.
www.gosto-disto.com
Lindíssima postagem em homenagem aos primeiros habitantes deste nosso País, e que infelizmente mal conhecemos da sua história. boa semana
Postar um comentário