Sugestão de filme.
Há quanto tempo não passo por aqui! Estou com
muitas saudades de blogar, no entanto os compromissos me impedem de passar com
tanta frequência.
Hoje, assisti a um filme lindo (Na frente da classe) que me deixou
muito emocionada! O filme é estrelado pelo ator James Joseph Wolk que dá vida
ao professor Brad Cohen, personagem com a Síndrome de Tourette e eu vivo um
pouco do que o filme retrata. Obviamente o problema que eu tenho não é tão difícil
como o do Sr. Cohen, mas também incomoda as outras pessoas, em especial os
adultos. Para o Sr. Cohen a Síndrome de Tourette foi uma professora, pra mim, talvez
não tenha acontecido dessa forma: Ser professora, poder fechar a porta da minha
sala e ser eu mesma com crianças que aprenderam me amar pelo que eu sou, foi o
melhor ensinamento para aprender viver, saber que primeiramente a deficiência
choca, mas depois é irrelevante, pois o amor fala mais alto.
"Antes
de me conhecerem as crianças às vezes acham que eu sou estranho e até
assustador, mas depois que eu ensino tudo sobre minha doença e elas veem que o
senhor Cohen é uma pessoa de verdade, que por acaso faz barulhos engraçados,
aí elas me aceitam como um bom professor, assim como vocês!" Sr. Cohen
Bolhas: Palavras com lh e muitas bolhas!
Olha a bolha d'água
no galho!
Olha o orvalho!
Olha a bolha de vinho
na rolha!
Olha a bolha!
Olha a bolha na mão
que trabalha!
Olha a bolha de sabão
na ponta da palha:
brilha, espelha
e se espalha
Olha a bolha!
Olha a bolha
que molha
a mão do menino:
A bolha da chuva da calha !
Cecília Meireles
O Mágico de Oz: Incentivando a leitura
E depois de ler "O Mágico de Oz" para os alunos, vamos aos trabalhinhos:
Este ano peguei uma sala difícil, o primeiro livrinho que li pra eles, foi uma decepção, nenhum aluno me olhava, todos distraídos com outras coisas, com carinhas de tédio, e , assim foi por vários dias até que consegui conquistá-los para a leitura. Li todos os dias, mostrava muita empolgação e até cometia exageros para chamar atenção, e nada. Hoje, são outros alunos, consegui cativá-los para essa que considero a melhor parte da minha aula, para mim e para eles também agora. Já li vários livrinhos, consegui ler o livro " O Magico de Oz" e me surpreendi com o interesse deles em ouvir cada capítulo. Agora, estou lendo "James e o Pêssego Gigante" de Roald Dahl, um livro com 207 páginas de aventuras e me surpreendi, quando um dos alunos, antes muito desinteressado, me falou que havia pesquisado na internet sobre o livro e que já sabia o final da história. Foi um momento muito importante, saber que aquele aluno que não queria saber de leitura, sentiu curiosidade de pesquisar em casa sobre a leitura que estamos fazendo em sala. Uma vitória!
Limeriques dos meus alunos
Limeriques são poemas curtos, geralmente relatando situações
engraçadas e até sem “ pé nem cabeça”. Têm sempre cinco versos, onde a
primeira, a segunda e a quinta linhas terminam com a mesma rima. O terceiro e o
quarto verso rimam entre si, seguindo o esquema AABBA (A=1ª, 2ª,5ª e B= 3ª,
4ª).
Não se sabe ao certo como eles surgiram, alguns dizem que
foi na Irlanda, na cidade de Limerich, mas começaram a fazer sucesso quando um
inglês chamado Edward Lear, passou a escrever limeriques.
Escrever limeriques é uma gostosa brincadeira, você só
precisa imaginar uma situação, selecionar as rimas e contar a 'historinha',
seguindo o esquema acima. As crianças adoram, até porque com não exige
coerência eles dão asas a imaginação.
Stop Motion - Homenagem ao Patrono da escola
Projeto Stop Motion em homenagem ao Patrono da escola Erso Gomes.
Tínhamos que fazer uma homenagem à escola e resolvi contar sua história através da técnica de animação Stop Motion, o que era novidade para a maioria dos meus alunos, mas fugia daquelas tradicionais atividades escolares e indiretamente os levaram a produção escrita através de registros, roteiros e descrição. O trabalho foi árduo, pois tenho muitos alunos na sala e algumas etapas exigiam muita concentração e paciência e alguns alunos ainda não tinham maturidade para tanto, queriam mesmo brincar com as massinhas. Então, fizemos uma abertura e um encerramento com os trabalhos desses alunos menores, e os outros que já tinham um pouco mais de jeito com as massinhas fizeram a parte da história do Sr. Erso Gomes.
Assistam o vídeo:
Quer mais informações sobre esta técnica conheçam o blog do Cacinho em : Animações- Animado Desenho
Temas: Escola e histórico da escola,
patrono da escola, desmatamento e reflorestamento, Bandeiras, leitura,
tecnologia.
Este trabalho visa resgatar o histórico da escola e em
especial pelo Patrono da Escola, um homem cuja história de vida se engrena com
a história do bairro onde a escola se situa. Porém demonstra a preocupação com
a necessidade de buscar novos caminhos para motivar os alunos quanto as suas
produções escolares no que se refere à leitura e a escrita. Esses caminhos
apontam para algo mais moderno e prazeroso e que desperte de fato o interesse
deles. Neste sentido, a narrativa poética da história de vida do senhor Erso
Gomes por meio do Stop Motion contribuiu para uma alfabetização com ênfase no
letramento de crianças, buscando a socialização deles com a narrativa, com os
colegas e com a escrita indiretamente, uma vez que para chegar ao produto
final, será necessário a produção escrita de um roteiro, descrição de imagem e
exigem um cuidadoso planejamento de cada etapa.
1. OBJETIVO GERAL:
Contribuir no processo
de alfabetização dos alunos dos 2º anos B e D
com ênfase no letramento.
2. OBJETIVOS ESPECIFICOS:
− Proporcionar momentos de interação que possibilitem o
desenvolvimento de atitudes de solidariedade e cooperação entre os alunos.
− Construir roteiros;
- Descrever imagens, personagens e cenários;
− Refletir sobre a escrita dos roteiros;
− Confeccionar cenários;
− Gravar áudio com declamação de narrativa poética;
− Fotografar os cenários.
3. PROCEDIMENTOS:
- Conversar com os alunos sobre a
técnica de Stop Motion, mostrar vídeos animados prontos na internet e outros
ensinando como se produz uma animação.
- Mostrar trechos de Filmes Infantis
famosos que fizeram uso dessa técnica: Fuga das Galinhas
,(2000), Coraline e o Mundo Secreto
(2009), Batalha dos Vegetais (2006) a fim de despertar o interesse pela técnica
em questão: Stop Motion.
- Fazer a leitura diária da Biografia
e da Narrativa poética da vida de Erso Gomes com os alunos e solicitar que eles
façam a leitura na frente dos colegas em sala, em frente o espelho e
silenciosa.
- Gravar áudio dos alunos.
- Traçar o roteiro de como a história
será representada.
- Fazer coletivamente a descrição das
cenas, cenários e componentes das cenas.
- Montar em massinhas, caixinhas e
outros materiais cada uma das cenas.
-Fotografar a interação do grupo e as
cenas.
- Orientar para que alguns alunos
façam as fotos enquanto outros cuidam do cenário e façam a iluminação
(luminária).
- Trazer a edição final para fazer em
sala, para que os alunos compreendam o processo.
- Pedir que os alunos produzam um texto
(escrito e ilustrado) sobre como o trabalho foi feito.
- Gravar CDs para entregar as
famílias com a participação dos alunos.
- Postar vídeo no Youtube para que o
aluno valorize sua produção.
4. MATERIAIS:
- Massinhas;
-Materiais recicláveis: Papelão, caixinhas,
tampinhas, brinquedos, etc.
-Papel Kraft;
-Cartolina;
- Caneta Hidrocor;
-Tinta Guache;
- DVDs;
-Câmera fotográfica;
-Luminária;
- Caixas;
-Notebook;
Assinar:
Postagens (Atom)