O uso das Histórias em quadrinhos na sala de aula (post 2)


Imagem / Sintonia Universitária
 Post 1- Você lê aqui.


Muitos dos que criticam os quadrinhos se prendem aos temas abordados na história, que podem ser considerados inadequados, mas a leitura deve ser direcionada, a criatividade do professor, que é ponto primordial para o uso dos quadrinhos, precisa entrar em cena As HQs, por trazerem histórias com temas universais, podem ser usadas em diferentes níveis de ensino, faixa etária e classe social.
Para as crianças em fase de alfabetização, momento em que se constrói o hábito da leitura, os gibis preenchem a lacuna do que ainda não dominam (leitura) com as figuras que mostram o que está acontecendo. Porém, para que os quadrinhos sejam adequadamente utilizados na sala de aula, é preciso que o professor domine sua linguagem, a fim de auxiliar o aluno.
É preciso ensinar a ler o quadrinho: da esquerda para a direita e de cima para baixo. No primeiro exemplo, o autor utiliza o requadro (linha do quadrinho) de forma criativa para a história. No segundo, as linhas onduladas significam um sonho da personagem. O professor precisa estar atento a esses detalhes para orientar o aluno na leitura.


As histórias em quadrinhos se constituem pela interação de dois códigos, o visual e o verbal, ou seja, a imagem e a palavra. A imagem é o elemento básico dos quadrinhos. Ela se apresenta numa sequência de desenhos, sequência esta que auxilia o leitor na compreensão da mensagem.
As metáforas constituem signos e convenções gráficas que tem relação direta e indireta com as expressões do senso comum”. Por exemplo, quando um personagem está nervoso sai uma fumacinha da cabeça dele ou quando está com dor fica vendo estrelas. Esses recursos são utilizados pelo autor para transmitir situações da história sem necessidade de texto.
 
O balão é uma dos elementos mais característicos das histórias em quadrinhos. Normalmente possui forma arredondada e um rabicho com ponta para indicar quem está falando.
Conforme a linha que o envolve o balão adquire um significado diferente. (pensamento, cochicho, uníssono e onomatopéia)


Além das linhas, os formatos das letras também representam o tom (alto ou baixo) ou o conteúdo da fala (outro idioma ou palavras censuradas).
A habilidade na leitura de quadrinhos, entretanto, só será adquirida com a prática da criança.
Recentemente, os quadrinhos educacionais têm encontrado espaço na área comercial, sendo veiculados paralelamente aos quadrinhos de entretenimento.
Sugestões de atividades:
Com as personagens da tirinha de Chico Bento, é possível levantar uma discussão sobre linguagem adequada e inadequada, linguagem padrão, norma culta e variações linguísticas. Além disso, podem-se orientar os alunos para a utilização, nas histórias em quadrinhos, da linguagem oral – o texto está escrito da mesma forma que falamos.
Na disciplina Geografia, podemos utilizar as HQs como forma de visualização das paisagens, já que há uma cuidadosa pesquisa com o aspecto físico e humano dos locais retratados. Além disso, pode-se trabalhar o conceito de escala, da redução da realidade observada para que caiba no quadrinho.
Em aulas de História, as tirinhas de Mafalda ajudam nas discussões sobre o mundo contemporâneo. É importante lembrar que despertar a visão crítica do aluno acerca do mundo é algo essencial e as HQs podem colaborar muito neste trabalho.



Nas aulas de arte é possível trabalhar os recursos que os quadrinhos apresentam como luz, sombra, planos etc., e estimular a criação de uma história em quadrinhos com todos os seus elementos – escolha do tema, roteiro, esboço, desenhos e falas, arte final e colorização.
Não há limite para o uso das histórias em quadrinhos na sala de aula, o que vai limitar este uso é a criatividade do professor.
Sendo assim, acredito ter colaborado para de alguma forma os leitores do aprofundar a visão sobre o tema. Espero que ele sirva de subsídio para professores que pretendam inovar a metodologia e enriquecer os recursos didáticos da sala de aula.


Resumo da pesquisa para monografia de minha autoria.

10 comentários:

Anne Lieri on 2 de fevereiro de 2012 às 10:20 disse...

Edilene,seu post está perfeito com muitas sugestões interessantes para os professores alfabetizadores!Eu usava muito os quadrinhos quando estava em sala de aula,são mesmo um rico material!Bjs e meu carinho!

EBD Vencedores on 2 de fevereiro de 2012 às 11:41 disse...

A Paz do Senhor professora Edilene!

Faço parte dos Professores Virtuais e vim te parabenizar pelo belíssimo blog, na qual é muito edificante. No entanto, estarei seguindo teu blog!

Bem como, vim te ajudar em como tu pegares a lista atualizada dos Professores Virtuais!

Faça o seguinte:
a) selecione todo o quadro dos professores virtuais atualizado;
b) faça (copiar) com o botão direito do mouse;
c) leve para tua postagem e cole!

Realmente aparecerá a lista atualizada, onde tu poderás visitar os professores virtuais, pois assim que se faz o colar, a lista fica disponível com os links já selecionados!

Espero ter ajudado!

Te desejo quinta-feira tri abençoada!

Com carinho!
Prof Gi

chica on 2 de fevereiro de 2012 às 12:26 disse...

Muito legal e bem útil teu post, Edilene! beijos,chica

Tunin on 2 de fevereiro de 2012 às 18:15 disse...

Excelentes sugestões, professora! Muito bom!
Abraços.

Unknown on 2 de fevereiro de 2012 às 20:20 disse...

Olá Edilene,

Ótimas dicas, toda criança ama quadrinhos e é excelente levá-los à sala de aula para estimular a leitura dos pequenos.

Beijinhos!

Toninho on 3 de fevereiro de 2012 às 00:19 disse...

Professora ficou otimo esta abordagem,que digo seria muito bom se circulasse nas escolas.É uma aula perfeita.Eu que me iniciei nos velhos gibis e depois as HQs,hoje posso entender o que voce coloca.Parabens gostei muito.Que a paz e alegria sejam companheiras no fim de semana.Meu abraço com grande admiração.Beijo.

Anônimo disse...

Ótimas dicas, Edilene. Bom fim de semana. Beijos!

Anônimo disse...

Obrigada pelo carinho no meu blog flor. Beijosss

Sigo seu blog que é especial!!!

Unknown on 4 de fevereiro de 2012 às 22:13 disse...

Olá amiga, passei pra deixar um abraço . Que mapa lindo, um bom domingo pra vc e todos q vc ama!

Manuel on 5 de fevereiro de 2012 às 20:16 disse...

São deliciosos os seus postes, belos na essência, lindos na intenção e cheios de ensinamentos.
O que eu vou aprendendo nestas aulas!