Produção de texto


A maioria das crianças tem dificuldade para escrever e cabe ao professor buscar estímulos para isso. É preciso motivá-las. Crianças não gostam de escrever por escrever, gostam de ter uma razão para tal atividade, ou seja, seu texto precisa ter um público e um objetivo. 
Organizar um Semanário com a sala pode ser uma alternativa para que eles comecem a escrever e ainda falem sobre seus sentimentos e inseguranças. Essa mesma atividade você estimula que o aluno leia para os outros e aos poucos irão corrigindo tom de voz, entonação e ritmo de leitura. Incentive o aluno a praticar a apresentação de seu semanário em casa para se sair melhor na sala de aula.
Explique para turma o objetivo do caderno e a relação com o nome diário. Deixe que os alunos decorem o caderno. Apresente sugestões com sucata, E.V.A, tintas, tecidos e outros para que cada um personalize seu caderno como achar mais conveniente.  Neste caderno os alunos poderão registrar descobertas da sua personalidade, atitudes que tiveram durante a semana dignas de cumprimentos ou de censura. Um dia da semana você pode organizar uma leitura compartilhada dos semanários e avaliar a participação da turma.

Modelo sugerido


E ainda detalhes como:

Imagem da Semana: Pode ser com foto do aluno, uma ilustração  ou recorte de revistas.
Palavra da semana: Os alunos deverão escolher uma palavra para descrever o sentimento que mais predominou na semana e ilustrar essa palavra com recortes de revistas ou desenhos para apresentar na sala.



6 comentários:

chica on 24 de março de 2012 às 10:23 disse...

É tremendamente importante o estímulo à escrita pois nela as crianças colocam pra fora o que guardam em si.É lindo de ver! beijos,ótimo fds,chica

Marcio JR on 24 de março de 2012 às 15:43 disse...

Olá, Edilene.

Muito importante o seu artigo. É uma forma muito viável de incentivar a criatividade e a produção de textos.

A criança tem uma imaginação fantástica, e o que poucos se dão conta é que muito mais do que ler, elas querem criar. Elas são capazes de idealizar personagens e enredos com uma facilidade incrível. Fazer uma histórinha coletiva, com um grupo inteiro de crianças dando opinião e criando, é a coisa mais fácil que tem.

Acredito que muito mais do que ler, o que elas precisam é colocar pra fora toda essa "força imaginativa". Quando elas sentirem que isso é imensamente prazeroso, tudo passa a ser mais fácil.

Uma idéia seria criar um blog coletivo, onde a professora possa postar o que elas escrevem. Assim, elas veriam sua arte de um jeito amplo, onde outras pessoas poderiam ler e opinar.

Idéias existem muitas. E crianças criativas tem aos montes. Vamos fazer nossas crianças escreverem mais.

Parabéns pela força e orientação que você dá a elas.

Marcio

maria claudete on 26 de março de 2012 às 13:43 disse...

Bela homenagem tanto pela divulgação do monólogo , quanto pela singeleza do seu gesto. Obrigada por sua visita e quero deixar minha alegria ao encontrar professoras/educadoras bem inseridas no que acreditei sempre: condutoras do mundo melhor para nossas crianças , hoje , na maioria carentes de uma base familiar e acolhedora ...A criança não muda ...seja qual for a extensão do "progresso" midiático, ela continua
sendo o reflexo puro do que Deus imaginou. Preservar este encantamento nas fases do seu desenvolvimento é fundamental . Através da leitura dirigida para elas é possível. Parabéns a vocês mestras de verdade.

Anne Lieri on 28 de março de 2012 às 15:26 disse...

Di,que ideia original!Uma maneira de trabalhar a escrita, a leitura e tb o emocional da criança!Belo trabalho,amiga!bjs,

Tunin on 31 de março de 2012 às 16:53 disse...

Maneira dinâmica de trabalhar a escrita. Parabéns, professora!
Obrigado pelo seu cuidado quando estava em repouso médico.
Abraços.

Beta Maximiano on 31 de março de 2012 às 18:49 disse...

Tem selinho de Páscoa te esperando lá no blog. Bjos



http://sosprofessor-atividades.blogspot.com