Alfabetização: Dados silábicos

Fiz o alfabeto móvel no prendedor de madeira para que as crianças pudessem perceber melhor o número de letras necessárias para formar uma palavra. Entrego os prendedores na quantidade certa, porém, com letras diferentes de cada lado. Veja aqui . Comecei misturar duas ou três figuras e os prendedores suficientes para montar as palavras. Cheguei até mesmo dar prendedores a menos ou a mais para que meus pequenos pensassem um pouquinho. Depois numa segunda etapa distribuí os dadinhos silábicos para que eles montassem as palavras e refletissem sobre a necessidade de mais de uma letra (em alguns casos) para formar sílaba. Segue abaixo os moldes dos dadinhos silábicos para quem quiser imprimir. O resultado dessa atividade superou minhas expectativas. Foi muito bom para o desenvolvimento dos alunos na leitura.











8 comentários:

Toninha Ferreira on 8 de junho de 2012 16:53 disse...

Adorei o incentivo de fazer as crianças ler.
Beijocas.

✿ chica on 8 de junho de 2012 17:19 disse...

Maravilhoso sempre teu empenho e trabalho!!Isso d´gosto! beijos,chica e lindo fds!

Toninhobira on 8 de junho de 2012 17:56 disse...

Meus aplausos Edilene,quem ama o que faz, o faz com arte e as criança agradecem e o pais cresce,quando pessoas assim como,buscam melhores e faceis maneiras de educar.
Gostei e fui ver os pregadores.
Um abraço carinhoso professora.
Bom fim de semana.
Beijo.

Aline Carla on 8 de junho de 2012 18:34 disse...

Quando vejo o seu trabalho alicerçado a sua criatividade sinto uma imensa vontade de voltar no tempo e ser sua aluna, como não é possível estou sempre a indicar o seu trabalho para os meus queridos colegas. Parabéns amiga com louvor! Quando puder me adicione no face. Beijos, Aline Carla Rodrigues.

Anne Lieri on 10 de junho de 2012 10:16 disse...

Di,amei seu joguinho!Eu adoro essas aulas,sinto falta,acho que qualquer dia vou voltar!bjs,

Antonio Rubilar B. Valente on 10 de junho de 2012 13:17 disse...

Querida Amiga Edilene!!!
Vim agradecer o carinho constante em meu blog e seus sempre carinhosos comentários.Fico muito feliz em tê-la como amiga por lá.Seu trabalho aqui é fantástico, parabéns viu?Um ótimo domingo, bjs! Rubi.

soninha on 10 de junho de 2012 22:50 disse...

Quando comecei a lecionar eu amava alfabetizar.É muito gratificante!
abraços e muita paz

Lamarque on 14 de junho de 2012 12:51 disse...

lindos desenhos edi-lene. lindos. parabens pela obra. abraços lamarque