Enquanto a alegria quiser


E de repente
pipoca com quentão no coração da gente
uma antiga vontade permanente:
“Pula a fogueira, Iaiá”. Pula a fogueira ioiô.
“Cuidado para não se queimar...”.

No rosto, um bigodinho de rolha cresce e coça debaixo do nariz.
Na boca, somem uns dois ou três dentes da frente!
A língua, mexendo de um lado para o outro, diferente,
não se cansa de repetir : Tá ficando bão ! Vai ficar mió!

Sanfona com paçoca,
correio elegante com promessas de algodão-doce,
milho cozido no fogo de artifício...

Passa a quadrilha indo ao casamento.
Volta a quadrilha, a ponte quebrou.
Quem se importa? A noiva é só sorrisos. O noivo ri a toa.
São João, São Pedro e Santo Antônio dançam de mãos dadas.
Tudo é só coração.
Marcelo Donatti.

10 comentários:

chica on 3 de junho de 2012 às 19:07 disse...

Que linda e bem animada festa junina!!Como são boas, ou melhor ,ERAM por aqui!!

beijos,linda semana, tudo de bom,chica

Majoli on 3 de junho de 2012 às 20:24 disse...

Eu amo festa junina, quadrilhas, noivo e noiva...é tudo delicioso nesse mês de junho.
O frio não me espanta, pelo contrário, saio cheia de energia para festejar, Santo Antonio, São João e São Pedro.

Linda essa festa escrita por Marcelo Donatti.

Beijos querida Edilene.

Jo Turquezza on 3 de junho de 2012 às 21:45 disse...

Que volta ao passado ..........
Dancei muita quadrilha, minha tia que organizava e todos participavam das arrumações, num terreno enorme em frente a casa dela. Nossa! Como é bom lembrar.
Adoro festa junina.
Parabéns ao Marcelo, emocionou .....
Boa semana.
Beijos.

Toninho on 3 de junho de 2012 às 22:36 disse...

Que a alegria faça roda em volta das fogueiras e que os corações estejam aquecidos no mais puro amor de doação.
Lindo texto amiga.
Uma bela semana para voces.
Meu carinhoso abraço.
Bjo.

Pedro on 3 de junho de 2012 às 23:53 disse...

As festas juninas são sempre animadas! Adorei o texto! Uma boa semana.
Beijos
Pedro e Amara

Anônimo disse...

Oi Edilene! Muito legal! Cá estou a espera da festa na escola da minha filha! No ano passado ela dançou lindamente!! Beijos!

Unknown on 5 de junho de 2012 às 10:04 disse...

Querida Amiga!!
Poxa vida, lendo isso tudo, me bateu uma baita saudade das festas de São João aí no nosso amado Brasil.AS fogueiras, as brincadeiras que a gente fazia...nada disso eu tenho por aqui pelo Japão.Eles nem sabem o que é isso. Mas adorei o post, me bateu uma saudade danada!Um dia maravilhoso pra vc!Bjos, Rubi.

Luxo de Pink on 6 de junho de 2012 às 18:39 disse...

Eu adoroo festa junina e, mais ainda os quitutes!rss

Vem conhecer meu blog tb ;) Sou Consultora de Imagem e Estilo e dou várias dicas de moda!!!
Vou adorar sua visita!!!

http://luxodepink.blogspot.com.br

Bjinhosss

Anne Lieri on 7 de junho de 2012 às 10:33 disse...

Edilene,que gostosas essas festas juninas!Adorei sua escolha dessa poesia tão típica e alegre!bjs,

O Profeta on 10 de junho de 2012 às 10:39 disse...

Convido-te a conhecer um Homem de papel
Convido-te a olhá-lo num espelho de água

Bom fim de semana

Mágico beijo