Projeto músicas e histórias de gatos - Post 1

A ideia de trabalhar o tema veio a partir do interesse dos alunos por uma música que ouviram ao acaso, a música:  A história de uma gata de Chico Buarque. Eles amaram a música, bolaram coreografias e depois sempre pediam para que eu a colocasse de novo para tocar. Estava trabalhando a letra G e estórias e músicas de animais de estimação, em especial os felinos era muito motivador para os pequenos, então montei um projeto e ficou muito lindo.
Resumo:
OBJETIVOS:
Estimular a fantasia das crianças através de músicas e histórias de gatos;
Perceber as semelhanças e diferenças entre os felinos;
Desenvolver habilidades artísticas por meio de coreografias, dramatizações e pintura;
Conscientizar os alunos sobre atitudes de respeito e cuidado com os animais;
Exercitar o raciocínio lógico matemático;
Ampliar o vocabulário e o repertório musical.

CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa: Leitura, escrita, rimas e diversidades textuais; músicas fatiada relatórios; listas; leituras variadas sobre o tema, estudo de diversas musica com o tema.
Matemática: Tangran (montando gatinhos), dobraduras e probleminhas;
Ciências: Estudo do animal: tipo de locomoção, habitat, espécies, cobertura do corpo, alimentação;
Artes: Releitura de Aldemir Martins, pintura, mistura de cores; dramatizações e coreografia musical
Procedimentos:
Trabalho de diversos textos, histórias infantis e músicas sobre gatos, observar fotos e desenhos de gatos, contar fatos do cotidiano que tenha relação com gatos, debate sobre os cuidados e das necessidades dos animais de estimação em especial, o gato. Releitura de algumas obras de Aldemir Martins, famoso por pintar gatos. Visualização de vídeos do Youtube com coreografias com músicas sobre gatos e escolha de uma para os meninos e outra para as meninas para apresentação. Adaptação da coreografia e interpretação da música através de atividades escrita. Montagem a partir das peças do tangran gatos em diversas posições e dobraduras diversas de gatos com auxilio do professor e dispondo-as num contexto que se entenda os hábitos dos gatos. Cine pipoca com o filme: Garfield 2 e de vídeos com gatos famosos de todos os tempos. Confecção de murais e cartazes. Apresentação musical.

Estes são os slids que preparei pra mostrar aos pais as principais etapas do projeto




 

 






5 comentários:

chica on 6 de novembro de 2011 às 17:29 disse...

Como é rico o conteúdo que pode ser desenvolvido, basta que tenha essa vontade por parte da professora a motivar os alunos.,não é?

E tu fazes muito bem! beijos,chica

Kippy Marrie on 7 de novembro de 2011 às 13:29 disse...

Olá Edilene...
Gostei muito de ter voce em meu bloguinho e mais ainda de ser mãe do meu amiguinho João Felipe, gosto muito do bloguinho dele também e estou sempre colocando minhas patinhas por lá. Rsrsrs.
OBrigada por me visitar e seguir e deixar comentário tão carinhoso.
Valeu amiguinha... Estarei sempre por aqui também. E, por favor, fala pro João Felipe não esquecer de mim, faz tempo que ele não me visita. Assim fico tristinha... snif...snif... Gosto dos meus amiguinhos sempre perto.
Boa semana a voce amiga querida e ao João meu amiguinho fofo que eu e Mamis amamos o bloguinho dele também.
Fiquem com o Papai do Céu.
Aus 1000 e Beijos 1000

KIPPY & LILLY

Anônimo disse...

Edilene. A música é ferramenta especial, principalmente, entre crianças e adolescentes. Beijos!

Unknown on 7 de novembro de 2011 às 22:28 disse...

Olá,

Estou amando visitar teu blog e descobri tantas coisas legais para trabalhar com as crianças em sala de aula.
Amei esse projeto!!
Tenha uma bela semana!!!! =D

Macá on 7 de novembro de 2011 às 22:36 disse...

Edilene
Me propus a conhecer os blogs da Galeria permanente de blogs - ideia genial da Elaine - então cheguei aqui.
Muito legal da sua parte compartilhar esse projeto por aqui. Parabéns.
Nossas crianças teriam um futuro bem melhor, com certeza, se mais pessoas (professores em geral) fizessem isso.
abraços